segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Npambu Njila 



A palavra Mpumbu significa território, ou seja, é um território no Reino do Kongo.

Segundo o antropólogo Patrício Batsikama, Mpumbu é o território onde existiu um mercado de escravos com o mesmo topônimo Mpumbu, por conta de na tradição Kongo ser o território que da origem ao mercado, ou seja, Mpumbu-Mercado.

O mercado do Mpumbu também foi um dos muitos mercados de escravos, sendo esse um famoso mercado onde surgem os famosos POMBEIROS, traficantes de escravos. De acordo com Patrício Batsikama a palavra Kinsâsa encontra-se no Mpumbu, Território-Mercado de escravos, cujo topônimo Kinsâsa deriva do verbo nsâsa, mas sendo nsâsa variante que significa educar, elevar, instruir, formar e aprender.

Kinsâsa significa literalmente Lugar da Instrução, ou Sítio da Educação, ou seja, onde foi reservado a educação dos escravos, os prisioneiros de guerras, os criminosos, entre outros.

A palavra Npambu tem a sua origem no Kikongo, cujo significado é Encruzilhada. A palavra Nzila tem a sua origem no Kikongo, mas o seu significado é diferente da palavra Npambu. Nzila significa Caminho.

Já a palavra Njila também tem o mesmo significado de Nzila, mas a sua origem é Kimbundu. No Kikongo e Kimbundu as palavras que tem os prefixos M e N seguidos de uma outra consoante, são nasaladas, mas entre algumas regiões por conta do sotaque ou melhor pronuncia, é incrementado o I, o A ou a letra U anterior os prefixos M e N ou é totalmente nasaladas, exemplo:

Mpambu = Pambu

Njila = Injila, Unjila ate mesmo Jira, Unjira

Quando pronunciamos a palavra GIRA relacionada a algum Ser Sagrado, estamos potencializando-a com o Ngunzu (Axé) do centro do Npambu (Encruzilhada), automaticamente evocando a própria força do Espírito através do Njila (Caminho, ou Destino) que vamos percorrer, para nos assegurar de positividade e nunca do negativo, pois o ponto central, a encruzilhada é um ponto neutro, contem a energia positiva e negativa. 

Quem se encontra em uma encruzilhada é, neste momento, o verdadeiro centro do mundo. Por isso o Mavambô é o Dono da Encruzilhada, porque de lá ele está no centro do mundo e as suas oferendas devem ser depositadas ali.

Essa tradição é bastante antiga e antecede o seu uso nos Candomblés Angola e Congo. É praticada no mundo Bantu já desde tempos longínquos e perdidos na história da humanidade. É nas encruzilhadas, que as mulheres BALUBAS e LULUAS (incumbidas do cuidado das plantações) costumam depositar os primeiros frutos da colheita. Se a cidade estiver ameaçada pela fome, a população inteira se dirige em procissão as encruzilhadas mais próximas a fim de depositar ali oferendas de viveres ou de velhos utensílios domésticos destinados aos Ancestrais. Nas encruzilhadas, ainda, é que as mulheres acabam de desmamar um filho, ficando assim dispensadas da proibição costumeira de terem relações sexuais durante o período de aleitamento, sacrificando uma galinha branca às almas das crianças mortas.

Ora, Mavambô é uma Qualidade de Njila que se manifesta como guerreiro guardião, temido e poderoso.

Dia: Segunda-Feira
Saudação:  Pembelê Npambu Njila
Cor: Preto e Vermelho

Fonte : Desconhecida

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